top of page

Transtorno de Personalidade

Você, provavelmente, sabe o que é personalidade. Sua personalidade é um conjunto de características que te definem, que ajudam a determinar a maneira como você lida com você mesmo, com as outras pessoas e com o mundo, de acordo com o que você pensa e sente.
Mas esse conjunto de características poderia "adoecer"? Ou você poderia construir uma "personalidade doente". Afinal, o que é um Transtorno de Personalidade? Quando você apresenta padrão de comportamento e pensamento rígidos e mal ajustados ou seja, quando essas características que te definem não se ajustam às expectativas sociais e culturais em que você está inserido(a) te causando sofrimento e dificuldades de relacionamento com você mesmo(a) e com os outros, estamos diante de um Transtorno de Personalidade.
Os Transtornos de Personalidade são condições que podem ser definidos como padrões de comportamentos e pensamentos mal adaptados, onde a pessoa percebe a si e ao mundo de forma inadequada. Fazendo com que situações e sentimentos comuns se tornem desafiadores e/ou insuportáveis. Por causa da intensidade e persistência de suas características. Sofrem demais, desconfiam demais, tem medo demais, são indiferentes ao externo, são estranhos, desrespeitosos, irresponsáveis, seus padrões de comportamento e pensamento não se apresentam de forma adequada.
Como você pode ver, são comportamentos que qualquer pessoa pode ter, o que os torna patológicos são a rigidez (a pessoa encontra enorme dificuldade em mudar o comportamento e o modo de pensar) e sua inadequação (se apresentam de forma desproporcional).
São conhecidos 10 tipos de Transtornos de Personalidade, divididos em 3 grupos, A, B e C, pelo DSM-5 - o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais:
Grupo A : Costumam ser apelidados como esquisitos, isolados socialmente, frios, inexpressivos, distantes e muito desconfiados.
* Transtorno de Personalidade Paranóide - Pessoas com alto grau de desconfiança e suspeita sobre os outros. Podem apresentar medo de perseguição ou de serem enganadas.
* Transtorno de Personalidade Esquizóide - Costumam apresentar alto grau de desinteresse em outras pessoas e desinteresse em atividade sociais.
* Transtorno de Personalidade Esquizotípico - Pessoas com comportamentos excêntricos e bizarros.
Grupo B: São pessoas sedutoras, dramáticas, manipuladoras e instáveis.
* Transtorno de Personalidade Antissocial - Costumam manipular os outros para ganhos pessoal, podem ser falsos e irresponsáveis afetivamente.

* Transtorno de Personalidade Bordeline - Alta instabilidade emocional, intolerância em ficar sozinho, mudanças de atitude súbita e impulsiva.
* Transtorno de Personalidade Histriônico - Pessoas que possuem uma necessidade excessiva de chamar atenção.
* Transtorno de Personalidade Narcisista - Costumam apresentar autoestima frágil e desregulada, apesar de apresentarem grandiosidade sobre a própria imagem.
Grupo C: São pessoas medrosas, ansiosas, frágeis, dependentes, fóbicos e com tendência a submissão, organizados, obedientes, evitam quebrar regras e rotinas.
* Transtorno de Personalidade Esquiva - O medo da rejeição é tão grande que costumam evitar o contato interpessoal, seja social ou amoroso.
* Transtorno de Personalidade Dependente - Apresentam necessidade excessiva de ser cuidado e alto grau de submissão.
* Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo - Pessoas rígidas, perfeccionistas e obstinadas, que apresentam comportamentos ou pensamentos repetitivos que causam prejuízo a sua atividade diária.

Pessoas com Transtorno de Personalidade são pessoas que tem problemas em como elas se vêm e como lidam com elas mesmas e problemas em lidar com os outros. São problemas de autoidentidade e problemas de funcionamento interpessoal. Para tratar o Transtorno de Personalidade é preciso tratar os problemas de autoidentidade e de funcionamento interpessoal com psicoterapia e, algumas vezes, com acompanhamento médico.
Saiba mais neste vídeo ⏬


43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page