top of page

Será que dá pra cuidar de você?

Atualizado: 19 de mar.

Sou psicóloga clínica há 12 anos, a maioria dos meus pacientes são mulheres e a maioria dessas mulheres está sempre preocupada com os outros, filhos, marido, pais, irmãos, todos que estão ao seu entorno tornam-se responsabilidade dela. Pelo menos é o que elas acreditam. Cuidam de todo mundo, se ocupam de todo mundo e quem cuida delas?


A gente não pode se queixar, depois, de não termos vivido a nossa vida, se somos nós que abrimos mão dela. O dia tem 24 horas pra todo mundo, por que usar todas as suas horas com os outros, por que não usar pelo menos uns 15 min disso com você? Você não precisa negligenciar sua família, mas também não se negligencie. Uma família se cuida, você é integrante dessa família. A ideia é um cuidar do outro.


É quase uma queixa comum, de mulheres mais velhas, se sentirem exploradas por seus familiares. Algumas relatam, de uma maneira comovente, que se sentem escravas de seu marido e filhos. Muita coisa envolve esse comportamento. Mesmo em terapia, a paciente queixosa apresenta dificuldades em mudar seu comportamento (porque só podemos mudar a nós), pois se sente obrigada a fazer todas as coisas, entende como sua responsabilidade, apesar de saber (e sentir) que é humanamente impossível atender todas as demandas.


Tem que ser excelente dona de casa, cozinha, lava, passa como ninguém; tem que ser a mãe amável, presente, compreensível e perfeita; tem que ser a esposa bonita, sensual e ao mesmo tempo meiga, dócil, compreensiva e companheira para todas as horas e não pode esquecer de ser independente financeiramente e uma profissional bem sucedida. Quem consegue? A cobrança feita aos homens é de não dar atenção aos filhos por causa de suas carreiras, então por que se acredita que as mulheres conseguiriam fazer isso e muito mais?


Independente de ser homem ou mulher precisamos respeitar nossos limites. Quem nos ama, vai querer que estejamos bem. O meu relacionamento com o outro terá a liberdade que eu permitir. Se uma família se forma com o espírito de união, harmonia e cuidado, com todos conscientes de sua responsabilidade e seu lugar dentro desse grupo familiar, ninguém se sentirá sobrecarregado.



Cuide de sua família e cuide de você. Lembra da instrução da aeromoça? Você precisa colocar a máscara de oxigênio em você primeiro e depois no outro. Se você não estiver bem fisicamente, emocionalmente e mentalmente fica difícil cuidar de alguém. Cuide de você como você cuida das pessoas que você ama. Converse com sua família, distribua responsabilidades, conscientize sua família da responsabilidade e participação de cada um. Se isso não der certo, porque é muito cômodo quando tem alguém cuidando de tudo, infelizmente, você terá que fazer escolhas e priorizar algumas coisas, mas não deixe de cuidar de você também.


Vá ao cabeleireiro, faça uma massagem, saia com as amigas, faça aquele curso que você sempre quis fazer por puro prazer, como fotografia, pintura ou aprenda um idioma. E também saia com seus filhos, com seu marido, você não está fugindo de sua família, só está se dando mais atenção. Mas viva, se construímos uma vida só de obrigações, como conseguiremos ser felizes?

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page