Sentimentos e Pensamentos de Tristeza no Fim de Ano
Atualizado: 18 de jul. de 2020
Com a proximidade do fim de ano temos o Natal e o Réveillon. Para algumas pessoas são momentos de alegria e confraternização. Muitas pessoas se percebem envolvidas por sentimentos de solidariedade, amor e fraternidade e sentem o desejo de compartilhar esse sentimento com outras pessoas, seus amigos e familiares. Mas nem todos reagem assim às festas de fim de ano. Para alguns as festas de fim de ano trazem tristeza, angústia, ansiedade e, às vezes, até raiva. Por que será que isso acontece? Por que as pessoas reagem de modo diferente ao que, a princípio, seria um motivo de celebração?
As pessoas tem reações diferentes aos eventos, porque damos significados diferentes a eles. Esses significados tem a ver com a nossa história pessoal. Mesmo pessoas da mesma família, que vivenciaram os mesmos eventos, podem dar significados diferentes a eles. O significado que damos é pessoal.

O Natal é uma tradicional festa cristã onde se comemora o nascimento de Jesus. Esse clima religioso tende a envolver as pessoas, até mesmo as que não compartilham da mesma fé, com sentimentos e pensamentos positivos. Isso se dá porque as pessoas, ao longo de suas histórias, foram dando significados positivos ao Natal. Gratidão pelo nascimento de Jesus, o desejo de ser uma pessoa melhor, embasados no exemplo do próprio Cristo.
O Ano Novo traz a expectativa e a esperança de uma nova chance, onde poderemos fazer tudo melhor. Um recomeço. Pelo menos, esse é o significado que a maioria das pessoas dá a esses eventos. Mas quando vivemos experiências desagradáveis ou tristes durante esses eventos ou relacionadas a eles, fica difícil produzirmos sentimentos e pensamentos positivos, agradáveis e felizes.
Pessoas que tiveram ou tem uma infância muito pobre ou de privações, pessoas que perderam entes queridos, que se divorciaram, brigaram com a pessoa amada, pessoas que são solitárias e não tem com quem passar as noites de Natal ou Ano Novo, pessoas em quadros depressivos tão intensos que sentem incômodo com a felicidade dos outros, pessoas que acreditam que são apenas motivos comerciais, para tornar as pessoas mais consumistas do que o necessário e pessoas que, apesar de serem religiosas e verem o novo ano como uma oportunidade de recomeço, não veem motivo para uma comemoração especial e sofrem com a incompreensão e não aceitação dos outros, que acham que eles estão tristes porque não estão comemorando.
Como foi dito, tudo vai depender do significado que o Natal e a passagem de Ano tem para cada um de nós. Uma pessoa que teve uma infância difícil e não tinha Natal pode crescer odiando o Natal, ou o Natal não será uma data importante ou, ainda, pode crescer e fazer questão de ter sempre um Natal com mesa farta e muitos presentes, para ela, seus familiares e amigos. Mas se isso te causa sofrimento é importante você observar se não seria o caso de buscar ajuda. Uma tristeza, angústia ou dor pode ser suportável ou não. Precisamos reconhecer nossos limites e respeitá-los. Às vezes, nestes casos, seria prudente não ficar sozinha.
Também é importante, quando é alguém que conhecemos que está lidando com essa dor, respeitarmos a dor da pessoa. Com certeza, a pessoa não está em um momento de comemoração. A alegria não pode ser forçada. Estar perto, até se esforçar para melhorar o ânimo da pessoa é válido, mas nunca forçar uma "alegria". Ela virá, no tempo certo. ,
Se você perdeu alguém, se levou um fora, se perdeu o emprego, se você está triste no Natal e no Réveillon, não se sinta obrigada a estar alegre ou parecer feliz. Se você acreditar que participar das festas vai te ajudar a lidar com a dor e a tristeza, faça isso. Mas só faça o que for te fazer bem. Fazer alguma coisa forçada fará com que se sinta pior. Procure lidar com sua dor e tristeza da melhor maneira possível. Você vai superá-las, no seu tempo.
Muitos de nós tem dificuldade em passar o Natal e o Ano Novo por não sabermos lidar com nossas emoções. Criamos expectativas irreais e sofremos com a frustração. Observe se você não tem criado muitas expectativas, observe se estão dentro da sua realidade, observe se você não vem se comparando com outras pessoas e se diminuindo. Procure viver sua vida da melhor maneira possível. A vida é sua, não se compare com ninguém. Toda pessoa tem problemas e dificuldades. Toda família também.
Se você acredita que sua vida ou esse fim de ano não está tão bom como poderia ser, não desanime. Faça uma reflexão e veja o que pode ser mudado, aperfeiçoado. Comece a viver a vida que você gostaria de viver. Veja o que é possível ser feito. Construa a sua felicidade.

E se você é do grupo que acha que é só comercialização ou se você não vê necessidade de se comemorar Natal ou Réveillon, tudo bem. Você não é obrigada a comemorar. Se não entenderem, tudo bem, também. Não vamos conseguir agradar a todos. Nem Cristo agradou a todos.
De qualquer forma, à sua maneira, tenha um Bom Natal e um Próspero Ano Novo!
#natal #anonovo #depressãononatal #tristezanonatal #ansiedadenonatal #depressãonoanonovo #ansiedadenoanonovo #feliznatal #felizanonovo #boasfestas #angústia #felicidade #paz