top of page

Não deixe a opinião dos outros te paralisar.

Atualizado: 19 de mar.

Quantas vezes já nos vimos animadas com algum projeto e ouvimos de alguém que não era bom, que não ia dar certo ou, o pior, "você não vai conseguir fazer isso". Desanimamos e desistimos. Outras pessoas nem começam por medo da crítica dos outros. "E se não der certo, o que os outros vão falar? O que vão pensar de mim? Isso não é grande demais pra mim? Onde eu estava com a cabeça, que achei que isso era pra mim?" O que será que acontece, porque somos tão influenciadas por essas opiniões?


Algumas pessoas se sentem inseguras e necessitam da aprovação dos outros em tudo ou quase tudo. Isso tem a ver com a história de vida de cada um de nós, mas não precisa ser assim pra sempre. O ser humano vive em constante crescimento e desenvolvimento. Podemos desenvolver autoconfiança e autonomia. Podemos aprender a lidar com as opiniões negativas dos outros.


Insegurança, perfeccionismo e necessidade de aprovação são características que estão presentes em pessoas que se deixam paralisar por opiniões negativas, por críticas destrutivas. De tanto querer fazer tudo perfeito, nada parece bom o bastante e o medo da crítica acaba por fazer você desistir, e então você se sente uma fracassada. Começa a olhar ao redor e parece que todos são competentes e bem sucedidos, menos você.


Por mais que possa parecer estranho para você é importante admitir: você vai errar. Todo mundo erra. Ninguém é perfeito e você também não é, e são os seus erros que vão te ajudar a se aprimorar. Você vai ser criticada. Algumas pessoas vão te elogiar, mas outras vão falar mal de você. Críticas construtivas sinceras são as que te aperfeiçoam, mas como o mundo não é perfeito, provavelmente, vão existir críticas mal intencionadas, pra te jogar para baixo, te diminuir, te fazer desistir. Pode ser sinal de que você está no caminho certo. O sucesso incomoda algumas pessoas. Tem gente que não tem brilho, o brilho do outro incomoda.


Não se intimide. Ouça todas as críticas, mesmo as destrutivas, observe se há algum fundamento e aperfeiçoe-se. Se não há, ignore ou use como motivação para ser melhor ainda. Muitas pessoas foram bem sucedidas, só porque ouviram de alguém que não seriam nada, não chegariam a lugar nenhum. Só de raiva, chegaram. Por causa da pessoa, não, por elas mesmas (A raiva é uma emoção básica, fundamental para a nossa sobrevivência, por isso, em situações como essa, ela serve como uma motivação para agir). Você será o que você quiser não o que te impuseram.


Conheça mais sobre você, o autoconhecimento é fundamental para te ajudar a avaliar críticas de outras pessoas sobre você ou seu trabalho e para uma autocrítica, que é necessária, de vez em quando, para quem busca aperfeiçoamento. Trabalhe sua insegurança, encarando seus erros e aprendendo com eles. Não arranje desculpas, assuma seus erros, aprenda com eles, corrija se for necessário e possível ou se aprimore, para não cometer o mesmo erro no futuro.


Superar o medo da opinião dos outros, principalmente as negativas, não é fácil, mas não desanime, não se deixe paralisar. Vá, aos poucos, se desafiando, respeitando seu tempo e seus limites, mas os seus, não os limites impostos por outros. Ninguém pode te conhecer melhor do que você mesma. E lembre-se, certo ou errado quem sempre terá que lidar com as consequências será você, mas quem terá o sabor da conquista também será você.

357 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page