Como Desenvolver Resiliência
Algumas pessoas possuem a capacidade de se adaptar e superar momentos difíceis e/ou estressantes de sua vida e ainda aprendem e se desenvolvem, crescem e amadurecem com isso. São pessoas resilientes. Resiliência é a capacidade de se adaptar a momentos difíceis e estressantes da vida, superar obstáculos, resolver problemas enfrentar e resistir à pressão diante de situações adversas. Envolve uma série de características desenvolvidas ao longo da história de vida de cada pessoa, da construção de seus pensamentos, emoções e comportamento.
Pessoas resilientes tendem a ser otimistas, autoconfiantes, conseguem ouvir e entender o outro, se colocando em seu lugar e vendo a partir da perspectiva dele, se preocupam em se comunicar com uma linguagem que o outro entenda, são criativos, persistentes, mas flexíveis, sabem lidar com suas emoções, fazem planos realistas com etapas determinadas para alcançar seus objetivos.

Ser resiliente não significa ser imune ao sofrimento, tristeza, dor ou fracasso. Significa utilizar habilidades que favoreçam a superação desses estados e situações. Algumas pessoas parecem que já nasceram assim, outras as desenvolvem a partir de algum momento, mas todos podem desenvolver ou aperfeiçoar características que o torne resiliente.
Aprenda com seus erros, não tenha medo de analisar uma situação, repensa-la e procurar outras alternativas. Não se julgue, ninguém erra intencionalmente. Se você tomou aquela decisão, foi porque entendeu que seria a mais acertada, mas se não reconhecer seu erro, não terá como impedir de cometê-lo novamente.
Foque no positivo e em soluções. Não adianta enumerar as dificuldades, procure por possibilidades.
Evite considerar eventos negativos como injustiça, punição ou castigo. Adversidades acontecem com qualquer pessoa, afinal, a chuva vem para todos e o sol também.
Não se vitimize. Quase sempre somos mais capazes do que acreditamos. Tudo parece muito difícil até que seja feito. Lembre-se que você nasceu sem saber se comunicar, não falava, nem andava e quanta coisa você aprendeu de lá pra cá. Confie mais em você.